Galápagos

Galápagos

19 de maio de 2011

Cingapura 7 - Orchard Road + shoppings + metro (MRT)

         Em Cingapura, o que não falta é shopping!
         Os principais são o Vivo (um pouco afastado da cidade), Raffles City, Suntec City, Marina Bay Sands, Chijmes e todos os da Orchard Road, uma rua enorme dedicada aos shoppings. Aí se encontra a japonesa Takashimaya, o Paragon, o Orchard Plaza e muitos outros. O visual é meio futurista e a rua vive lotada dia e noite.


         Dá uma impressão de se estar num lugar muito moderno mesmo!
         O metrô (MRT) é super eficiente e tem várias linhas, sendo que a estação Orchard Rd sai direto dentro do shopping. Eles pensam em tudo!
         O acesso ao trem é feito através de uma porta. A estação é toda vedada, Não existe “gap” entre a plataforma e os trilhos. Deve ser pra ninguém se jogar... Se um chiclete foi capaz de paralisar os trens, imagina um corpo... Dizem que tem muito suicídio em linha de metrô no mundo todo, mas ninguém divulga pra não dar idéia... Enfim...

         Outra idéia legal é o sistema de bilhetes. Você compra numa máquina e paga de acordo com o destino escolhido, em seguida recebe um cartão plástico, igualzinho ao de qualquer outra pessoa. A princípio, fiquei um pouco intrigada, achando que desse modo eles gastariam plástico demais e seria caro. Mas, logo em seguida entendi. Se você retorna o cartão plástico para a máquina depois do uso, a máquina te devolve 1 dollar de Cingapura (USD1 = a mais ou menos SGD1,26). Então, óbvio que as pessoas retornam. Daí, a máquina recicla o plástico e eles não precisam gastar papel fazendo bilhetes individuais.

         Voltando aos shoppings, dentro deles também funcionam vários restaurantes. Tem um chinês bem famoso, o Din Tai Fung, aonde se pode experimentar os “dumplings”.

         Fui lá com os meus amigos e, nesse dia, quando voltávamos para o meu hotel, vimos uma COBRA ENORME, em plena Mount Elizabeth, ao lado da Orchard Road!!! Chamamos os bombeiros!

         Qual a conclusão? Mesmo num lugar hiper tecnológico e moderno como Cingapura, ainda somos invasores de um ambiente natural que não pertence somente aos humanos.

2 comentários:

  1. oiiiii gostaria de saber se cada um tem que ter seu bilhete do metro ou um pode ser usado por duas pessoas? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, você pode carregar o cartão plástico com mais de uma viagem e, nesse caso, utilizar para mais de uma pessoa. Basta, validar para cada um ao passar pela roleta do metrô. Ao compra o cartão na máquina, aparecem as quantidades de viagem disponíveis, daí você seleciona e paga de acordo com sua preferência. Att. Viviane

    ResponderExcluir