Galápagos

Galápagos

30 de maio de 2011

Bali 2 – Uluwatu, a Mecca do surfe

         Cheguei ao Blue Point Villas em Uluwatu de noite, pelo que só tive a minha primeira visão da praia na manhã do dia seguinte.

Uau!



Foi essa a minha reação! Mesmo estando acostumada com praias incríveis no Brasil e já tendo viajado muito pelo mundo, fiquei impressionada com Uluwatu. A vista de cima do penhasco é lindíssima, sem falar no clima “endless summer” que existe por aqui por causa das condições perfeitas para o surfe.
Quando a maré recua, formam-se piscinas entre as pedras, onde é muito legal ficar.


Uluwatu significa ponta rochosa e realmente é a ponta (o final) da península de Bukit em Bali, aonde se encontram a maior parte das praias ideais para o surfe.
         Interessante que aprendi num museu em Ubud, o Neka Museum, como o surfe veio parar em Bali.

         Um americano da Califórnia de nome Robert Koke veio para Bali com sua esposa Louise e juntos fundaram o primeiro hotel de Kuta Beach, o Kuta Beach Hotel, em 1936. Ele trabalhava no departamento de efeitos especiais da Metro-Goldwyn-Mayer e lá aprendeu as técnicas da fotografia “Black and White”. Ele fazia as fotos em seqüencia, como se fosse um filme. As fotos são lindas e realmente parecem vivas! Ao lado delas, pode-se ler que Robert, filmando no Havaí, aprendeu a surfar e trouxe as primeiras pranchas de surf para Bali, uma ilha de ondas perfeitas, mas onde ninguém conhecia o esporte até então.

         Na descida para a praia, tem vários barzinhos e lojas de surf wear, também alguns “shapers” e umas balinesas que ficam oferecendo massagens (elas falam “masazi” (sic).
Também há vários "vista points" para os fotógrafos de surfe poderem fotografar. As condições são meio improvisadas, com umas construções muito próximas ao mar. Mas, o clima descolado compensa. Engraçado é que aqui em Bali não é proibido construir perto do mar, onde tudo cresce meio desordenado, mas sim perto dos templos. Eles sim são sagrados para o povo de Bali.






         Bem ao lado do meu hotel, fica a escada de acesso à praia e, da piscina de borda infinita, dá para ver os surfistas no mar. A vista é incrível!







         Aqui no Blue Point também tem uma capela para casamentos, então vem muito oriental casar aqui. É engraçado porque eles vestem umas roupas super longas e arrumadas no maior calor. Enquanto isso, as pessoas estão de biquíni na piscina!



         O hotel também fica bem pertinho do templo local, o Pura Luhur Uluwatu (pura em balinês significa templo – em Cingapura, eles traduzem como cidade).


(essa imagem dispensa legenda!)



         O lugar é impressionante! Um templo lindíssimo no alto do penhasco e com muitos macacos. Tem um aviso na porta para tomar cuidado porque eles adoram roubar óculos e bonés. O problema é que muita gente os alimenta com bananas e, então, eles associam a presença humana a comida. Obviamente, não é bom alimentar animais selvagens, pois perturba a vida normal deles e muitos ficam sem saber como encontrar comida se não houver um humano por perto. Mas, dá para ver muita gente imbecil dando até biscoito. Um absurdo!

         No pôr-do-sol, o hotel oferece um shuttle para conhecer o templo e assistir a dança típica de nome Kekak & Fire Dance. É uma encenação do Ramayana, a luta do bem contra o mal.




                                   O legal é que o BEM VENCE no final!

4 comentários:

  1. Sou tia da Juliana e conheci seu blog por indicação de Luciana, prima da Ju, que tb adora viajar. Estou fazendo uma matéria sobre Fernando de Noronha e Lu disse que vc já esteve lá várias vezes.
    Como vc está viajando agora não sei se teria tempo para me responder algumas perguntas. De qualquer maneira vou deixar meu email para contato: martharb@terra.com.br
    Bjs e ótima viagem!

    ResponderExcluir
  2. Martha,
    Obrigada pelo comentário! Já te enviei um email, veja lá.
    bjs,
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!! Encontrei seu blog pois estava em busca de algumas fotos do Blue Point e acabei me entregando ao seu texto. Parabéns!!! Vc souber detalhar exatamente tudo que se passa em Bali com grande encanto!!
    Beijos e mta Luz no seu caminho!

    Samia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samia, muito obrigada por seu comentário tão carinhoso!!! Bali é mesmo um lugar encantador, sendo preciso pessoas especiais como você para enxergar o precioso disto!
      Luz pra vc também, Namaste! Vivi

      Excluir