Galápagos

Galápagos

27 de abril de 2011

África do Sul 3 – Cape Town – 2º dia inteiro

                        No meu 2º dia inteiro em Cape Town, eu resolvi pegar um daqueles ônibus “hop on – hop off” muito comuns na Europa e que eu acho ótimos, porque, como o próprio nome diz, você pode descer e voltar a qualquer momento e passa nos principais pontos de interesse, além de ter uns fones para ouvir a explicação de cada lugar.

                   Aqui, tem duas linhas, a vermelha e a azul, que eles chamam de mini península, esta também dá acesso às vinícolas de Constantia. Se você comprar 1 ticket para 2 dias consecutivos, pode fazer as duas.
                   No caminho, você vê o Parlamento, a Universidade, os museus principais (District Six – museu do Apartheid, Museu do Ouro, Museu Bo Kaap), etc. O que chama a atenção é como a cidade é muito, muito limpa e bem cuidada. Dá pena lembrar do Rio de Janeiro e da falta de educação das pessoas. E não se pode nem dizer que é por causa da pobreza, porque aqui também tem pobreza. Mas, como a cidade segregou os pobres, enviando-os para a periferia, você só vê basicamente boas moradias em Cape Town.
(Universidade)

                    O District Six é um exemplo de bairro onde houve remoções forçadas. Apesar delas, ainda há algumas “townships” dentro da cidade. Mas, mesmo lá, não se vê a quantidade de lixo que vemos na rua nas cidades brasileiras. Existem tours para visitá-las, mas assim como não faria um favela tour na Rocinha, não fiz esse tour aqui, acho meio zoológico humano. E vale dizer que eu sou contra qualquer tipo de zoológico, acho que os animais têm tanto direito à liberdade como nós e foram criados para serem livres. Se ninguém fosse aos zôos e shows de animais (ainda mais terríveis), eles não existiriam. É muito importante pensar no “responsible travel”, que é viajar respeitando os lugares visitados e contribuindo somente para iniciativas eco-sustentáveis. 

                   Nesse dia, subi a Table Mountain num bondinho, que é tipo o Pão de Açúcar, mas o chão roda 360º . É importante fazer esse passeio na primeira oportunidade, pois se estiver ventando muito, o que é comum por aqui, eles cancelam. Felizmente, fui num lindo dia de sol e o visual lá de cima é incrível! Dá para ver a cidade toda e também o lado do Oceano Índico até o Cabo da Boa Esperança.


                   Tinha uma excursão escolar visitando, olha só como é lindo o uniforme das crianças, eles usam até gravata.

                   Em seguida, desci em Camps Bay, que é tipo um balneário de verão, com uma orla muito linda, cheia de barzinhos e restaurantes.


                   Dali, visitei as vinícolas de Constantia, que ficam nas montanhas. É um passeio muito bonito, porque dá para ver as áreas verdes de Cape Town, inclusive o Jardim Botânico Kirstenbosch.



                   E finalizando o dia, vi o pôr-do-sol no litoral.


4 comentários:

  1. Concordo! Nada de visitar Aquario ou Zoológico! É o tipo de coisa que com a evolução da humanidade um dia não vai mais existir!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Lulu! Nós amamos os bichos, principalmente nosso pluminha!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando seu blog! Ainda estou lendo, mas resolvi fazer um comentário. Sou bióloga e amo animais! Odeio circo e repudio toda agressão a animais, mas existe uma coisa que, pelo menos aqui no Brasil, é boa com os zoológicos. Nesse tipo de local é mais fácil educar e conscientizar crianças. Apesar dos animais ficarem presos, ver os animais toca as crianças. Elas se sensibilizam e ajuda a criar nela o repuidio pelos maus tratos e que não queiram ter em casa animais silvestres.

    Como disse, estou adorando seus relatos e vou continuar minha leitura.

    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,
    Em primeiro lugar, desculpe pela demora em responder, estive um pouco sem tempo para o blog. Fico muito feliz com comentários positivos como o seu, obrigada!!! Também amo animais e odeio circo! Concordo com o caráter educativo dos zoos, apesar de ficar muito agredida com a restrição à liberdade. Em breve, vou atualizar o blog com o restante da volta ao mundo e outras viagens, prometo! Abraços, Viviane

    ResponderExcluir