Galápagos

Galápagos

27 de abril de 2011

África do Sul 4 – Cape Town – 3º dia inteiro

                        No meu 3º dia inteiro em Cape Town, continuei o tour no ônibus “hop on – hop off”.

                   Primeiro, desci em Bo Kaap, que significa “acima do Cabo”, pois é um bairro em aclive. Esse bairro, que é lindo, todo colorido, até hoje abriga descendentes de indianos, malaios e habitantes provenientes da Indonésia. O motorista do hotel que fez os meus transfers é um descendente de indianos que vive aqui. Chamei ele de Tariq o tempo todo e só no último dia descobri que o nome dele é Sherif. Mas, acho que ele entendeu, rs.



                   Todo mundo pensa que aqui se utilizaram escravos africanos, mas, na verdade, são as três nacionalidades mencionadas acima as que foram escravizadas pelos colonizadores europeus. E, durante o apartheid, eles também foram segregados por serem considerados “coloureds”.

                   Ao visitar o Museu de Bo Kaap, aprendi sobre o carnaval daqui, é impressionante a similaridade com o nosso carnaval de rua. As pessoas começaram a brincar o carnaval justamente para esquecer das suas tristezas, assim como ocorreu no Brasil com os afro-descendentes.

                   Em seguida, fiz mais um passeio pelo litoral, que é muito limpo e bonito, com várias áreas de lazer para as pessoas praticarem esportes, brincarem com os cachorros, etc. Tem umas piscinas públicas a beira mar incríveis, assim como há em Sydnei, na Austrália.



                   Finalmente, cheguei ao Victoria & Alfred Waterfront para pegar o barco para Robben Island (vide o 1º post sobre a ilha). É necessário reservar com antecedência pela internet ou ir lá antes comprar, porque normalmente os ingressos se esgotam, ainda mais em feriados. Também tem um mini museu sobre a ilha no Jetty 1 do Waterfront, aonde se pode visualizar as cartas que os parentes dos presos enviavam solicitando visitas. Eles usam muito a expressão “I beg”, que significa “eu imploro”. O governo é quem decidia se iria permitir ou não e todo o processo poderia levar meses.

(vejam uma das cartas)

                   Também fiz um passeio onde se podem ver as “Cape fur seals”, as focas daqui. Tem uma ilha só delas perto de Hout Bay.

(elas ficam deitadas nesse grandes pneus, que servem de defensas no cais do Waterfront)

                   Aí então, passeando pelo Waterfront, descobri um passeio de helicóptero e resolvi fazer. Junto comigo, foi uma família de muçulmanos de Johannesburg. Quando o homem soube que eu estava sozinha, quase teve um troço! Mas, depois eles foram bem simpáticos e me contaram que viviam em Johannesburg na época do apartheid. Não podiam ir a nenhum lugar designado somente para os brancos. Então, passaram quase toda a vida vivendo num gueto e somente agora estão podendo viajar e conhecer o país. A filha deles, que deve ter uns 15 anos, já nasceu na nova era, a da “rainbow nation”.



                   Do helicópetero, o visual das montanhas junto ao mar é maravilhoso, mas o mais emocionante foi ver as baleias jubarte do alto! Normalmente, as baleias migram para Hermanus, na Garden Route entre junho e novembro para acasalar. Mas, como o clima do planeta está louco, este ano elas chegaram mais cedo e eu pude vê-las. Observar um animal dessa magnitude e força traz a certeza de como a natureza é infinitamente superior ao homem, definitivamente o maior predador de todos (isto vem escrito em várias plaquinhas por aqui).


                   De volta ao Waterfront, é bem legal almoçar por aqui de frente para o mar e passear nas lojinhas. Também tem uma roda gigante e, como eu sou meio criança, resolvi ir. Daí que na fila tinha uma menina de Johannesburg (ou Joburg como eles falam) cujos pais não queriam ir, estavam esperando do lado de fora. Achei engraçado porque ela me perguntou se eu ia com os meus pais, fazendo menção a um casal desconhecido à minha frente, que não tinha mais de 40 anos. Eu disse que estava sozinha e ela pediu para vir na cabine junto comigo. Muito fofinha, olha a foto dela. A maior parte das sul-africanos são muito amáveis e estão sempre sorrindo, apesar de serem sofridos.





                  



                  

2 comentários:

  1. Adorei o passeio de helicóptero e a menina da roda gigante!

    ResponderExcluir
  2. Foi lindo o passeio Lulu, principalmente ver as baleias jubarte! A menina é muito fofinha, não é?

    ResponderExcluir